Taça das Comunidades tem final entre São Gonçalo Beira-Rio e Unidos da Cohab, com pênaltis e jogo de virada

 

O calor de 36 graus na tarde do sábado (13/8) não intimidou os jogadores do São Gonçalo Beira Rio e Unidos da Cohab do Praeirinho a lutarem para chegar à final da Taça das Comunidades, em disputa da semifinal na Arena Parque Geórgia, em Cuiabá. O torneio tem apoio do deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) como ação para promover o futebol amador.

O jogo da final será no próximo domingo, dia 13/8, às 15 horas, no Parque Geórgia. Dez equipes começaram a disputa no início de julho.

Em um jogo que consagrou o goleiro Paulo Lucas do São Gonçalo Beira Rio, ao pegar 3 pênaltis seguidos, a equipe foi a primeira a se classificar, após empate de 0 a 0 no tempo normal. Luisinho, camisa 10, fez o gol da classificação sobre o time Unidos da Principal.

No jogo de fundo, o Unidos da Cohab do Praeirinho ganhou de 2 a 1 do Nacional do Despraiado de virada, com gols de Guedes e Juba. Zidane abriu o placar para o Nacional no primeiro tempo.

Os jogos da semifinal tiveram a transmissão da equipe de A Bola da Vez e Deusa Branca, liderado pelos locutores Rosenil Luiz e Valdecir Zulu. Acompanhe mais em https://www.facebook.com/aboladavezMT/videos/428484305971908/

Informações sobre a semifinal e os comentários poderão ser vistos no programa Bola e Amigos na TV Mato Grosso, canal aberto 27.1, das 10 horas às 11h30.

Condição e acesso ao esporte

O deputado Professor Allan Kardec descreve a importância do torneio não apenas pela prática de jogos. Mas um projeto que reformou os campos de futebol nos bairros.

Ele diz que a Taça das Comunidades, além de incentivar a prática de futebol, teve investimento de R$ 100 mil. As praças esportivas reformadas foram os campos nos bairros do Parque Geórgia, Osmar Cabral (quadra de vôlei de areia), Jardim Independência, Novo Paraíso 2 e Praeirinho.

“O esporte precisa de incentivo. E sempre fizemos isso como secretário de Cultura Esporte e Lazer e como deputado. Mas do que a prática do futebol, precisamos dar condição de acesso aos esporte, com reforma das praças esportivas, apoio às equipes e às comunidades. Foi que fizemos”, afirmou o deputado Professor Allan Kardec.

Valorização das comunidades

O coordenador geral da Taça das Comunidades, Maurício Dias, destacou a qualidade dos jogadores, o respeito e a mobilização das comunidades na participação dos jogos.

“O futebol é não só o esporte de paixão dos brasileiros e cuiabanos, mas uma forma de valorizar as comunidades ao proporcionar o momento de lazer e os talentos dos jogadores. A Taça das Comunidades também movimentou e aproximou as pessoas nos bairros”, disse Maurício Dias.

(JONAS DA SILVA / Da Assessoria)