Pescadores realizam tradicional procissão fluvial de São Pedro, no Pantanal de MT

 

Pescadores da colônia Z8, de Santo Antônio de Leverger, realizaram na manhã desta quarta-feira (29), mais uma edição do Encontro Cultural das Tradições Ribeirinhas.

Às 6h, deram início à procissão fluvial de São Pedro, que partiu da Comunidade Jatobá rumo aos cais da Praia, pelo Rio Cuiabá. De lá, o grupo seguiu a pé até o mercado de peixes onde foi realizada uma missa em celebração ao santo padroeiro da categoria.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) chegou cedo à comunidade e participou do evento. Ele ressaltou a importância da preservação da cultura e da religiosidade local.

“Os ribeirinhos mantêm forte suas tradições, seja através das danças, da música, da devoção aos seus santos, com São Pedro, o padroeiro, o protetor dos pescadores. Pedro era pescador e abandonou tudo para seguir Jesus. Portanto, o sincretismo é forte. Fico grato por ter sido convidado e por participar desta grande festa religiosa”, destacou o deputado.

Depois da missa, apresentações culturais de Cururu e Siriri, além de um grande almoço, completaram a festa.

“Espero, de verdade, que as futuras gerações mantenham toda esta tradição que faz parte do povo mato-grossense, em especial das comunidades da baixada cuiabana. Preservar a cultura é manter viva a história de um povo e o povo ribeirinho não pode ser esquecido”, completou o parlamentar.

Pescadores da colônia Z1, de Cuiabá, também participaram do evento.

O deputado Wilson Santos ressaltou a importância religiosa e cultural do evento