Maggi defende reeleição de Mauro

O ex-ministro de Agricultura, Blairo Maggi (PP), elogiou o governador Mauro Mendes (DEM) e disse torcer para que ele dispute a reeleição em 2022. O ex-ministro participou do anúncio da construção de um novo parque, em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (26), em terreno doado  pelo Grupo Bom Futuro ao Estado.

Durante a entrevista, Maggi afirmou ter sido contra a aprovação da possibilidade de reeleição, embora ele próprio tenha sido reeleito quando governador de Mato Grosso. Em sua avaliação, tomar essa decisão é muito difícil.

 

“Faz parte do jogo, para quem está no cargo neste momento não disputar é um negócio difícil de tomar uma decisão. Se bem que o Mauro tem um histórico de que ele não disputou reeleição na Prefeitura de Cuiabá. Eu torço, como cidadão, para que ele continue, está fazendo um belo trabalho e todos nós só temos a ganhar, mas é uma decisão pessoal”, afirmou.

Blairo lembrou ainda que Mauro colocou as contas do Estado em dia, permitindo maior capacidade de investimento em infraestrutura e serviços. Por isso, ele avalia que Mauro é um forte candidato até mesmo para enfrentar o possível candidato do presidente Jair Bolsonaro ao governo estadual. Com a ida do presidente ao PL, surgiram especulações nos bastidores políticos de que o senador Wellington Fagundes (PL) poderia receber apoio de Bolsonaro para disputar o governo.

Porém, o ex-ministro aconselha que, se Mauro for disputar reeleição, “quem quer permanecer com mandato deve procurar outro caminho”. Na última eleição, Wellington disputou o Palácio Paiaguás contra Mauro, o ex-governador Pedro Taques (Solidariedade), Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (Psol).

Fagundes ficou em segundo lugar e voltou para completar seus 8 anos de mandato no Senado Federal. Portanto, a avaliação é que o caminho mais seguro para Fagundes é disputar a reeleição ao Senado, com apoio do presidente da República, já que a direita bolsonarista de Mato Grosso tem estudado outros nomes para o Executivo.

Outro candidato competitivo, segundo Maggi, é o deputado federal Neri Geller (PP), que já demonstrou vontade de disputar a única vaga do Senado, em jogo nas próximas eleições.

“O Neri vem há muito tempo trabalhando essa possibilidade. Ele tem aquiescência das lideranças para fazer isso, os prefeitos gostam muito dessa ideia. Politicamente, tem chance muito grande. Eleição majoritária está muito ligada ao grupo que você milita, não é eleição que faz sozinho, é de grupo, então o Neri leva uma vantagem muito grande”, disse.